sábado, 27 de fevereiro de 2016

BRASILEIRO TOMA ÁGUA COM MILHO PENSANDO QUE É CERVEJA

Não é nenhuma novidade, mas é sempre bom lembrarmos desse fato, ainda mais com o aumento da frequência com que "interessados" afirmam categoricamente na imprensa e na internet que o milho é um fator positivo na cerveja. Lamentável a manipulação da verdade pelas grandes corporações. O link abaixo traz conteúdo bem resumido e objetivo.


http://br.blastingnews.com/ciencia-saude/2016/01/brasileiro-toma-agua-com-milho-pensando-que-e-cerveja-aponta-pesquisa-00724687.html

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

CERVEJA ARTESANAL TRIBUTADA PELO SIMPLES

http://www.cervejaartesanalesimples.com.br/
O pessoal do HOPHUNTERS criou essa ferramenta que envia aleatoriamente e-mails para 2 deputados pedindo apoio para que as micro cervejarias sejam incluídas no simples nacional. Clique e ajude. Não levará mais do que 1 minuto.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Dúvidas quanto ao corpo e teor alcoólico

A figura abaixo (fonte: How to Brew - John Palmer) representa as temperaturas em graus Celsius onde ocorrem a formação de açúcares fermentáveis (beta-amilase), gerando álcool e diminuindo o corpo, e menos fermentáveis ou não fermentáveis (alfa-amilase), gerando corpo à cerveja. Para ajudar leitores que tem nos perguntado sobre o assunto.