quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cerveja Pilsen (VIENA), produzida em 09/04/2012


Raramente produzimos pilsen, pois preferimos outros estilos mais encorpados e com maior teor alcoólico, como India Pale Ale e Porter. Mas decidimos produzir uma cerveja bastante maltada e lupulada. Usamos a seguinte quantidade de malte para 20 litros:
6,5kg de malte pilsen
0,5 kg de malte caramelo gold
A brassagem foi diferente do trivial. A quantidade de açúcar extraído do mosto foi nitidamente superior (tudo ficou "grudando", respingos no chão, pá cervejeira, panelas, caneca usada para clarificação do mosto).
Também usamos lúpulo para alcançar 33 de IBU. Outro fato interessante foi a dificuldade na decantação do trub, porque a densidade inicial ficou em 1,072. 
A fermentação ocorreu com normalidade. Após 1 semana, passamos para a maturação jogando no mosto um punhado de lúpulo de aroma hallertau 10% de aa. Medimos a densidade final, que ficou em 1,020. Portanto, conseguimos um % de teor alcoólico de aproximadamente 7,8%. Em consulta à literatura da ABS, concluímos que essa cerveja não é PILSEN. Pelos dados, o estilo mais próximo é uma VIENA. Diga-se: a cerveja ficou espetacular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui