quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cerveja India Pale Ale (IPA) produzida em fevereiro de 2012

Essa foi a primeira brassagem do ano, porque tivemos dificuldade em encontrar ácido peracético, que usamos sem "dó". Bactéria cervejeira não tem vez por aqui! Usamos a seguinte receita:
4,5 kg de malte Pale Ale
0,5 kg de malte caragold
Essa produção teve uma particularidade: moemos o malte sem praticamente deixar grãos inteiros. Não tivemos muita dificuldade na clarificação do mosto como imaginávamos. Chamou atenção a cor muita bonita do mosto, bastante avermelhada. Ficou na maturação por 40 dias a entre 0° e 1°. Também colocamos "um punhado" de lúpulo de aroma na maturação e percebemos o aroma marcante quando engarrafamos. Usamos açúcar cristal, cerca de 10g/litro. A quantidade de açúcar foi exagerada na nossa opinião. Ocorreu carbonatação em excesso. Ao abrir, a espuma sai da garrafa de forma contínua. E mesmo usando 40g de lúpulo de amargor, parece que nem todo o açúcar foi consumido pelo fermento e a cerveja ficou levemente adocicada. De qualquer forma, a cerveja ficou muito boa, muito equilibrada em aroma e sabor. Serviu de lição para as próximas produções. Planejamos voltar a usar açúcar invertido, na quantidade máxima de 7 g/litro.

2 comentários:

  1. Qual foi o índice de carbonatação?

    ResponderExcluir
  2. Olá, a carbonatação foi excessiva. Uma garrafa estourou na geladeira. A espuma se mantém no copo mesmo quando não há mais cerveja. Vamos voltar a quantidade de açúcar normal...

    ResponderExcluir

Comente aqui